segunda-feira, dezembro 1

A Lusa, o R&C e a arte de saber ler um Balanço

Depois da rábula dos prémios dos administradores, eis que a Lusa nos presenteia com mais um rol de falsidades que parte da restante CS faz eco. Segundo esta agência noticiosa(?), o Passivo do Benfica situa-se nos 148 Milhões de Euros enquanto que o Activo ronda os 120 Milhões de Euros. Pois bem, segundo a Lusa o Benfica está falido!

Apesar de eu não ter motivos para duvidar da seriedade da Lusa (ah ah ah), decidi consultar o Relatório & Contas da Benfica SAD presente no site da CMVM, só para o caso de se terem enganado a ler o dito documento.

E não é que para o meu espanto (ou não), os números apresentados pela Lusa não coincidem com o Relatório. O Passivo corresponde, de facto, ao valor apresentado mas quanto ao Activo a Lusa, apesar de ter acertado na coluna certa, falhou a célula correcta desta tabela complexíssima que se dá o nome de Balanço. Em vez de ler o valor correspondente ao Total do Activo, a Lusa preferiu escolher outro valor qualquer que é manifestamente inferior ao correcto.

Pois bem, o valor correcto é de 169 Milhões de Euros. Ah, agora sim, o Benfica já não está falido. E quem diria, agora a conta do Balanço já está correcta e tudo: Activo = Capitais Próprios + Passivo. Confesso que é uma equação difícil mas nós estamos aqui também para ajudar o próximo, nem que seja ajudar a Lusa a ler um Balanço.

Link para o R&C para que possam comprovar vocês mesmos:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCT21278.pdf