segunda-feira, outubro 2

Em memória de José Pratas


Gostaria de deixar aqui o meu tributo a um árbitro que marcou o futebol português.
"Marcou como?", perguntarão os mais distraídos.
Marcou com uma fuga pelo relvado fora, fuga essa que define o clube dos jogadores que o perseguiram, porque o fóculporto sempre foi e sempre será isto mesmo:


Que elegância, José.
Agora nos primeiros segundos deste vídeo:



Se não soubéssemos da coragem que sempre foi reconhecida a José Pratas, estas imagens até poderiam dar pena...



Pois claro, quem não ficava com pesadelos, caro José...
E para quem não se lembra, é importante referir que não foi ninguém expulso, e que o clube dos que correram atrás do árbitro acabou por ganhar aquela supertaça.
Quanto ao perseguido, parece que demorou 18 (DEZOITO!!!) anos a comentar o sucedido:

"Curiosamente, nesta mesma semana, foi finalmente esclarecida uma outra situação, bem mais antiga e que demorou 18-anos-18 a ser explicada pelo seu protagonista, um outro árbitro, José Pratas, a quem coube dirigir em 1992 uma final da Supertaça entre o Benfica e o FC Porto, em Coimbra. O público nas bancadas e os espectadores que seguiram o jogo pela televisão ficaram com a ideia de que José Pratas foi perseguido ao longo do campo pela equipa do FC Porto depois de ter validado um golo ao Benfica, apontado por Isaías. Foi-nos explicado, há 18 anos, que a cena não passara de uma ilusão de óptica. Pratas nunca na vida andara a fugir da equipa do FC Porto e, por essa razão, não havia que advertir disciplinarmente nem expulsar ninguém. José Pratas demorou, demorou mas veio, por fim, esclarecer-nos a todos. “Não foi uma fuga, foi uma reacção natural de quem se sente atacado e ameaçado. Devia ter acabado com o jogo por insubordinação da equipa do FC Porto”, disse a “A Bola” nesta quinta-feira. É capaz de ter razão. E o Benfica, se calhar, devia ter mais uma Supertaça no seu palmarés. "

Por isso as vitórias forjadas do futebol corrupto do porto valem o que valem...
Como aqui há uns anos referi neste mesmo espaço, vai demorar muito para mudarem o nome da supertaça para Troféu José Pratas?