Meus caros,
nos últimos dias temos ouvido muitos "experts" (pseudo-jornalistas como Luís Sobral, pseudo-juristas como Guilherme Aguiar, pseudo-treinadores como Jesualdo Ferreira e pseudo-dirigentes como Ribeiro Telles) dizerem que a punição a Lisandro por simulação, vai abrir um precedente na aplicação dos regulamentos da Liga.
Pois eu espero que sim... é que até agora o único jogador em Portugal, que tinha sido punido por simular uma falta que deu uma grande penalidade foi... POBORSKY (ver aqui)!
Foi a 24 de Abril de 1999 e desde esse dia (apesar dos esforços de JVPinto, Jardel, Silva, Deco, etc...) mais nenhum jogador foi punido.
É verdade que Poborsky teve só uma multa, talvez por os regulamentos serem diferentes. Mas mesmo hoje, se o regulamento actual fosse aplicado, Poborsky só teria multa. Porque as regras (artigo 122 do Regulamento Disciplinar da Liga) são bem claras:
a) Suspensão e multa para os que simulam e do penalty resulta alteração na atribuição de pontos entre as equipas (caso do LIXO'andro que retirou 2 pontos ao Benfica).
b) Multa para os que simulam mas do lance não há alteração da atribuição de pontos entre as equipas (caso do Poborsky, pois Nuno Gomes falhou o penalty, não tendo o resultado sido alterado).
Queria agradecer ao do blog Ndrangheta por me ter relembrado deste jogo e dos acontecimentos seguintes.
Bom fim de semana a todos...
Vermelhovzky