quarta-feira, junho 6

Como chegar a melhor árbitro do ano.

Segundo algumas notícias, já foi nomeado o melhor árbitro do ano (ano desportivo, julgo eu...):



Surpresa!
Soares Dias é o melhor árbitro do ano!
Quem defende a verdade desportiva neste país só pode estar radiante e otimista com esta nomeação.

Mas aqui neste blogue queremos ir mais longe, e queremos dar uma ajuda aos jovens que começam a dar os primeiros passos na arbitragem portuguesa para que um dia atinjam este sonho que é ser o melhor árbitro do ano.
Em primeiro lugar é preciso irem cimentando uma certa posição que não se limita a prejudicar certo clube enquanto beneficiam outros clubes. Há procedimentos a ter para se chegar ao patamar de um Soares Dias.
Quais? Alguns exemplos:

- Não esconder o clubismo e o passado ligado a esse mesmo clubismo:


- Mesmo que seja ameaçado (assim como a família) não se abdicar de arbitrar o clube dos ameaçadores e fazer uma arbitragem de quem percebeu a mensagem inerente ás ameaças:


- Dar a camisola em pleno estádio do clube que se ama, por mais que alguns achem estranho esse comportamento:


- Numa situação em que treinadores e/ou dirigentes do clube que ama invadirem o seu balneário, é fingir que nada se passa e não dizer nada no relatório do jogo:


Seguindo estes passos os jovens árbitros já estão praticamente com uma mão no troféu de melhor árbitro do ano (a outra mão pode conter uma frutinha de dormir, ou um envelope com dinheiro, etc...).

Depois há os procedimentos dentro de campo, o que é fácil.
Mesmo os que parecem difíceis, como este ignorar a aplicação do aspecto disciplinar a quem o chamou de maluco dos cornos mesmo na sua cara:


Mas que elegância! Que personalidade! Que força mental! Dá a ideia que o Soares Dias nem sequer piscou os olhos para não perder nada do que lhe estavam a fazer e a chamar.

E ainda relativamente aos procedimentos a tomar dentro de campo, há mais que muitos exemplos deste árbitro recentemente escolhido como árbitro do ano. Vou só deixar uma imagem do jogo decisivo para o título de campeão desta época que agora terminou, imagem essa que penso ilustra bem como é fácil chegar ao topo da arbitragem nacional:


Fantástico. O jogador que faz uma "gravata" a Grimaldo já tinha um cartão amarelo, o árbitro está pertíssimo do lance, expulsão mais que evidente, certo? Errado, se algum dia se tiver a ambição de ser o melhor árbitro do ano.

Uma carreira feita à base de prejuízos ao SLB e benefícios a dragartos. É este currículo que vale nomeações para árbitro do ano.

Agora que no BENFICA se continue a ter uma postura de silêncio sobre isto, para que no próximo ano se continue a ter este inenarrável árbitro a apitar clássicos e derbis...